Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

Comandante

 

 

 

 

Cel Inf QEMA FÁBIO DE SOUZA E SILVA – Pqdt nº 70.412

 

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante do 25º Batalhão de Infantaria Pára-quedista (25º BI Pqdt), o Coronel de Infantaria Fábio de Souza e Silva estava nomeado instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), sediada no Rio de Janeiro/RJ.

 

Nascido em 6 de dezembro de 1977, na cidade do Rio de Janeiro, é filho do Taifeiro-Mor da Aeronáutica Ronaldo Pereira da Silva (in memoriam) e de Darcilene de Souza Dias.

 

Ingressou por concurso de admissão no Colégio Militar de Manaus (CMM) no ano de 1989, incorporando posteriormente às fileiras do Exército Brasileiro, em 11 de fevereiro de 1995, como Aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), sediada em Campinas/SP.

 

Em 27 de novembro de 1999, foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), com sede em Resende/RJ, sendo classificado no 54º Batalhão de Infantaria de Selva (54º BIS) em Humaitá/AM.

 

Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2023.

 

Além dos cursos de formação, aperfeiçoamento e altos estudos militares, possui:

- Curso Básico Paraquedista;

- Curso de Mestre de Salto;

- Curso de Operações na Selva Cat “B”;

- Estágio de Adaptação e Operações na Caatinga;

- Estágio de Adaptação às Operações Aeromóveis;

- Estágio de Preparação de Militares para Missões de Paz; e

- Estágio de Segurança e Proteção de Autoridades.

 

Como oficial subalterno e intermediário, serviu em unidades de Infantaria de Selva, de Guarda e Motorizada, comandando frações de valor pelotão, subunidade e chefiando a Seção de Operações. Além disso, serviu no Comando de Operações Especiais (C Op Esp), onde comandou subunidade e chefiou a Seção de Inteligência do Batalhão de Apoio às Operações Especiais (B Ap Op Esp).

 

Durante o biênio 2013/2014, exerceu o cargo de Comandante da Companhia de Comando da 1ª Divisão de Exército (Cia C/1ª DE), sediada na guarnição da Vila Militar/RJ.

 

Como oficial de estado-maior foi adjunto da Seção de Planejamento da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), instrutor da Seção de Emprego da Força Terrestre (SEFT) e chefe da Divisão de Doutrina, essas duas últimas da ECEME.

 

No exterior, desempenhou as funções de observador militar da Missão das Nações Unidas no Sudão (UNMIS) e da Força de Segurança Provisória das Nações Unidas para Abyei (UNISFA), oficial de ligação da Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS), adjunto da Seção de Operações da 16 Brigada Pára-quedista, do Exército do Reino Unido, durante o Exercício Swift Response/2017 (adestramento combinado de tropas aeroterrestres da OTAN), aluno do Curso de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas da Espanha, e aluno do Mestrado em Segurança e Defesa pela Universidade Antonio de Nebrija, em Madrid/Espanha.

 

Principais condecorações recebidas:

 

- Medalha Militar – Prata;

- Medalha Corpo de Tropa – Bronze;

- Medalha de Serviço Amazônico – Bronze;

- Medalha da Missão das Nações Unidas no Sudão;

- Medalha da Missão das Nações Unidas em Abyei;

- Medalha da Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul;

- Distintivo de Comando Prata; e

- Distintivo de Paraquedista Militar Espanhol Honorário.

 

O Cel Fábio é pai de dois filhos: Clara e Lucas.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página