Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Galeria dos Eternos Comandantes > Eternos comandantes > CEL ENIO BARBOSA FETT DE MAGALHÃES
Início do conteúdo da página

CEL ENIO BARBOSA FETT DE MAGALHÃES

 

CEL ENIO  BARBOSA FETT DE MAGALHÃES - Pqdt nº 62.990

PERÍODO: 22 JAN 19 – 18 DEZ 20

 

PERFIL DO COMANDANTE

   O Coronel de Infantaria Enio Barbosa Fett de Magalhães nasceu em 17 de maio de 1976, na cidade de Fortaleza – Ceará. É filho de Enio Fett de Magalhães, paraquedista número 20.241, e da senhora Denise Liane Barbosa Fett de Magalhães.

    Em sua vida militar, realizou os seguintes Cursos e Estágios:

- Curso Básico Paraquedista;

- Curso de Mestre de Salto;

- Curso de Operações na Selva categoria B;

- Curso Especializado de Inteligência no Exército do Chile;

- Curso Tático de Operações de Paz, no Centro Internacional das Forças Armadas da Suécia;

- Estágio Básico de Salto Livre;

- Pós-graduação em História das Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro;

- Mestrado em Operações Militares na EsAO;

- Comando e Estado - Maior na ECEME;

- Doutorado em Ciências Militares pelo Instituto Meira Mattos da ECEME;

 

    Foi declarado aspirante-a-oficial em 30 de novembro de 1996, sendo classificado no 25º Batalhão de Infantaria Paraquedista, onde desempenhou as funções de Comandante de Pelotão de Fuzileiros da 1ª Companhia de Fuzileiros Paraquedista e Comandante do Pelotão de Apoio da 2ª Companhia de Fuzileiros Paraquedista.

    Foi instrutor do Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas. Desempenhou as funções de Observador Militar das Nações Unidas no Sudão, instrutor do Centro de Instrução de Operações de Paz e instrutor do curso de observador militar do Centro de Treinamento de Operações de Paz das Forças Armadas da Alemanha.  

    Comandou a 10ª Companhia de Guardas, sediada em Fortaleza, Ceará.

    Como oficial de estado-maior foi oficial de inteligência da 23ª Brigada de Infantaria de Selva; assessor militar do Exército Brasileiro junto à Academia Militar do Exército dos Estados Unidos da América, sediada em West Point; e adjunto da Divisão de Relações com a Mídia do Centro de Comunicação Social do Exército.

    Ao longo da sua vida militar, foi agraciado com 12 (doze) condecorações nacionais e 06 (seis) internacionais.

PRINCIPAIS EVENTOS E REALIZAÇÕES DURANTE O SEU COMANDO

- Durante seu comando, esteve sob sua responsabilidade a Instrução de Acuidade Visual e Auditiva Noturna para os soldados recém-incorporados de toda a guarnição da Vila Militar e outras OM do Rio de Janeiro.

- Realizou a preparação da subunidade que representou o Exército Brasileiro na Operação CULMINATING, exercício de certificação junto a uma Brigada da 82ª Divisão Aeroterrestre do Exército dos EUA, no Centro de Prontidão e Treinamento Conjunto (JRTC), em Fort Polk, LA. Dentro deste escopo, o Batalhão participou das operações ARROIO I, II, III, IV, V/VI, VII e Home Station Training.

- Visando ao adestramento e à manutenção das capacidades operacionais do Btl, participou da Operação Relâmpago I, em 2019, realizada na região do Oiapoque, em Clevelândia do Norte, onde a FT Afonsos realizou assalto aeroterrestre, marcha para o combate em ambiente de selva, tiro real embarcado e patrulhamento fluvial e terrestre na faixa de fronteira. O Batalhão participou, ainda, das seguintes operações: BUMRANGUE I – 2019, Operação CHIVUNK - 2019, Operação SARAPUÍ – 2019/2020, Operação GANCHO - 2019/2020 e Operação SACI - 2019/2020.

- Realizou a primeira competição de Seção de Morteiro 81mm do Arroio dos Afonsos.

- Dentre as melhorias físicas realizadas, destacam-se: a reforma e reinauguração do estande de tiro Gen Bacellar e da pista de cordas do Batalhão; reforma e ampliação do tapiri de instrução; revitalização da área de instrução de toros, da pista de treinamento em circuito, do Bosque dos Campeões e da lixeira do batalhão; criação da sala de lutas da OM; reforma elétrica do Pavilhão de Comando; reforma da rede de esgoto do batalhão; reforma dos banheiros das subunidades e do alojamento da Base Administrativa; reforma dos estacionamentos de moto de oficiais e praças; e criação do depósito de material descarrregado.

- Instalação do sistema de monitoramento e gravação de imagens do batalhão; implementação do controle biométrico e colocação de armários modulares nas reservas de armamento, contribuindo para a segurança orgânica da OM.

- Criação do site oficial e da conta no instagram do Batalhão.

- Edição da 1ª versão da Memória Histórica do 25º BIPqdt.

registrado em:
Fim do conteúdo da página