Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Galeria dos Eternos Comandantes > Eternos comandantes > CEL RICARDO AUGUSTO MONTELLA DE CARVALHO
Início do conteúdo da página

CEL RICARDO AUGUSTO MONTELLA DE CARVALHO

 

CEL RICARDO AUGUSTO MONTELLA DE CARVALHO – Pqdt nº 59.510

PERÍODO: 31 JAN 17 – 22 JAN 19

 

PERFIL DO COMANDANTE

     O Coronel RICARDO AUGUSTO MONTELLA DE CARVALHO nasceu em 6 de janeiro de 1972, na cidade do Rio de Janeiro - RJ. Filho de MAURO RIBEIRO DE CARVALHO e BÁRBARA MONTELLA DE CARVALHO.

 

     Ingressou no Exército em 1988 na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria em 1994.

 

     Em sua vida militar, realizou os seguintes Cursos e Estágios:

     - Estágio Básico do Combatente de Montanha, em 1990, no CIOpMth;

     - Básico Paraquedista, em 1995, Mestre de Salto, em 2003, e Salto Livre, em 2018, CIPqdt GPB;

     - Curso de Instrutor de Educação Física, em 1998, na EsEFEx;

     - Operações na Selva Categoria “B”, em 1999, no CIGS;

     - Estágio de Operações Aeromóveis, em 2000, no 4º BAVEX;

     - Adaptação ao Pantanal;

     - Aperfeiçoamento de Oficiais, EsAO, em 2002;

     - Pós-Graduação em Treinamento Desportivo, em 2006, na UFRJ;

     - Altos Estudos Militares/Comando e Estado-Maior, ECEME, em 2012;

     - Mestrado em Operações Militares (Stricto Sensu);

     - Especialidade - Bases Geo-Históricas para Formulação Estratégica (Lato Sensu);

     - Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, em 2014, na ESG e;

     - Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, em 2019, ECEME.

 

    Ocupou vários cargos e funções inerentes ao Oficial Subalterno e Intermediário tendo sua primeira passagem da Brigada Pará-quedista após a EsAO, no 26º BI Pqdt. Foi, ainda, Instrutor da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx).

 

     Como Oficial Superior:

      - Foi Oficial de Operações da 4ª Bda Inf L Mth;

      - Foi Coordenador da Chefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa e;

      - Comandou o 25º BI Pqdt.

 

     No exterior:

     - Foi instrutor da Escola Superior de Defesa do Exército da Guatemala.

 

PRINCIPAIS EVENTOS E REALIZAÇÕES DURANTE O SEU COMANDO

      - Durante os seus dois anos de comando, esteve sob sua responsabilidade a Instrução de Acuidade Visual e Auditiva Noturna para os soldados recém-incorporados de toda a guarnição da Vila Militar e outras OM do Rio de Janeiro.

     - Em se tratando de adestramento para a manutenção das capacidades operativas do Btl, o Batalhão participou, sob seu Comando, de várias Operações podendo se destacar as seguintes: Operação CHIVUNK, Operação FALCÃO 2017, Operação BUMERANGUE 2017, Operação BUMERANGUE 2018, Operação SARAPUÍ 2018, Operação GANCHO 2017/2018, Operação SACI 2017, Operação SACI 2018 e Operação AGULHAS  NEGRAS 2017. Participou, ainda, como a tropa aeroterrestre da CRUZEX 2018, exercício internacional conduzido pela Força Aérea com mais de 14 nações amigas.

      - Visando a possibilidade de emprego em todo o território nacional, realizou exercícios e estágios de adaptação em diferentes ambientes operacionais como PANTANAL (Corumbá-MS), CAATINGA (Petrolina-PE) e na MONTANHA (São João Del Rei-MG e Petrópolis-RJ).

      - Destaca-se, ainda, a realização de uma marcha peracional de 50 quilômetros, no contexto das comemorações dos 50 anos de criação da Unidade, onde cada quilômetro representou  a trajetória de conquistas e glórias do Btl.

      - No que diz respeito ao emprego da Unidade, o Cel Montella planejou, conduziu, orientou e realizou com sua unidade diversas operações, sendo estas 45 Operações Furacão no contexto da Intervenção Federal, na Operação Carioca 2017 (greve dos OSP na cidade do Rio de Janeiro/RJ),e também na Operação de Garantia da Votação e Apuração das Eleições 2018.

      - Dentre as melhorias físicas e administrativas realizadas, destacam-se: recuperação do Estande de Tiro do Batalhão, de 6 (seis) PNR de Oficiais e Sargentos e de todo Rancho de modo geral (sistema elétrico, esgoto, áreas de lavagem e copa). Além disso, readequou o teto dos alojamentos das subunidades e o telhado do Pavilhão em “H”. Na esfera administrativa foi em seu comando que houve a descarga de mais de 6000 (seis mil) itens de classes diversas que estavam inservíveis e encontravam-se em carga.

registrado em:
Fim do conteúdo da página