Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eternos comandantes > GEN BDA RICARDO MOUSSALLEM
Início do conteúdo da página

Mapa do site

GEN BDA RICARDO MOUSSALLEM

GEN BDA RICARDO MOUSSALLEM – Pqdt nº 57.871

PERÍODO: 14 JAN 15 – 30 JAN 17

 

PERFIL DO COMANDANTE

    O General de Brigada RICARDO MOUSSALLEM é natural de Salvador/BA, onde nasceu em 23 de setembro de 1971. Filho de GREICI PORTELA MOUSSALLEM e ADÃO MOUSSALLEM.

    Ingressou no Exército em 1987 na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria, em 1993.

 

    Em sua vida militar, realizou os seguintes Cursos e Estágios:

    - Aperfeiçoamento de Oficiais, EsAO, em 2001;

    - Altos Estudos Militares/ Comando e Estado-Maior, ECEME, em 2009;

    - Operações na Selva Categoria “B”, do CIGS; e

    - Básico Paraquedista, Mestre de Salto, Salto Livre, Mestre de Salto Livre, Precursor Paraquedista, todos no CI Pqdt GPB.

 

    Ocupou vários cargos e funções inerentes ao Oficial Subalterno e Intermediário.

 

    Foi, ainda, instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.

 

    Como Oficial Superior, foi Chefe da 3a Seção do EMG/ Bda Inf Pqdt, e comandou a Companhia de Guardas de Salvador/ BA.

 

    No exterior, realizou o Curso de Altos Estudos Militares/ Comando e Estado-Maior, na Espanha.

 

PRINCIPAIS EVENTOS E REALIZAÇÕES DURANTE O SEU COMANDO

    - Durante os seus dois anos de comando, esteve sob sua responsabilidade a Instrução de Acuidade Visual e Auditiva Noturna para os soldados recém-incorporados de toda a guarnição da Vila Militar e outras OM do Rio de Janeiro.

    - Em se tratando de adestramento, o Batalhão participou, sob seu comando, das Operações Avelar, Travessia da Pedra Branca, Punhal em Rio Bonito/RJ; Saci em Silva Jardim/RJ; Agulhas Negras, em Pindamonhangaba/SP; Guardião, Bumerangue II e Grená, todas estas no Rio de Janeiro, visando a preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos RIO 2016.

   - No que diz respeito ao emprego do Btl, o Ten Cel Moussallem planejou, conduziu e orientou sua unidade em diversas operações, sendo estas de Segurança Presidencial, no bairro de Santa Cruz na cidade do Rio de Janeiro/RJ, Força de Contigência do CGDA dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos RIO 2016 e Operação Urna, por ocasião do pleito eleitoral municipal ocorrido no ano de 2016.

    - Dentre as melhorias físicas realizadas, destacam-se: criação do Grêmio de Oficiais e Sargentos, revitalização da academia de musculação, recuperação da prisão, revitalização do Bosque dos Campeões, manutenção da pista de treinamento em circuito, transformação do Campo de Parada Major Lacerda, recuperação do auditório e do salão de honra e reforma da guarda do quartel.

registrado em:
Fim do conteúdo da página