Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eternos comandantes > GEN DIV URANO TEIXEIRA DA MATTA BARCELLAR
Início do conteúdo da página

GEN DIV URANO TEIXEIRA DA MATTA BARCELLAR

GEN DIV URANO TEIXEIRA DA MATTA BARCELLAR – Pqdt nº 21.434

PERÍODO: 30 JAN 92 – 31 JAN 94

 

PERFIL DO COMANDANTE

    O Gen Div Urano Teixeira da Matta BARCELLAR é natural de Bagé/RS, onde nasceu em 20 de agosto de 1947. Ingressou no Exército, em 1963, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), e foi declarado Aspirante-a-oficial da Arma de Infantaria, em de 1969.

 

    Em sua vida militar, realizou os seguintes Cursos e Estágios:

    - Aperfeiçoamento de Oficiais -  EsAO, em 1979;

    - Altos Estudos Militares/ Comando e Estado-Maior - ECEME, em 1984;

    - Operações na selva categoria “B” - CIGS;

    - Básico Paraquedista, em 1970, Mestre de Saltos, Curso de Precursor Páraquedista, Estágio de Salto Livre e Avançado de Salto Livre, todos no CI Pqdt GPB.

 

    Comandou o Curso Básico da Academia Militar das Agulhas Negras, em 1990, e o Centro de Instrução Paraquedista General Penha;

 

     Além disso, graduou-se em MBA Executivo – Administração em Negócios.

 

    Como Oficial Superior, serviu nas seguintes OM :

    - Chefe da 3ª Seção EMG/ Bda Inf Pqdt, em Rio de Janeiro/RJ

    - Comandou o Curso Básico da AMAN, em 1990, em Resende/RJ;

    - Chefe da 1º Seção EMG/ 2ª Bda Inf Bld, em Campinas/SP.

 

    No exterior, realizou o Curso de Estado-Maior, no Uruguai.

 

    Ao longo da sua vida militar, foi agraciado com 19 (dezenove) condecorações nacionais.

 

     Realizou 412 (quatrocentos e doze) saltos de aeronave militar em vôo, sendo todos semiautomáticos e 215 (duzentos e quinze) saltos livres.

 

PRINCIPAIS EVENTOS E REALIZAÇÕES DURANTE O SEU COMANDO

     - Com o intuito de motivar os integrantes da 25º BI Pqdt para a prática desportiva militar, foi realizada uma Competição de Tiro, a qual foi um evento marcante no ano de 1992.

     - Com objetivo de manter a coesão da tropa aeroterrestre e o vínculo da família militar, realizou o Almoço de Confraternização do Dia das Mães com Oficiais e Sargentos do Batalhão. No mesmo ano foi realizado também a escalada do Morro do Pão de Açúcar na qual foi evidenciado a rusticidade dos militares do Btl.

    -  Visando ao adestramento da tropa, realizou o tiro das armas coletivas orgânicas dos Batalhões de Infantaria Paraquedista, Morteiro 60 mm, Canhão 57 mm, Morteiro 120 mm, no Campo instrução do Gericinó.

    - Foram realizadas diversas operações no intuito de manter o adestramento da tropa, dentre elas: TIBC, na Serra do Mendanha, Operação Neblina, em Santa Maria, de 18 a 21 de maio de 1993; Operação SURUMU, em Boa Vista/RR, de 04 a 10 de outubro do mesmo ano. Desta forma, sempre buscou capacitar a tropa paraquedista a atuar em todo o território nacional.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página